Uma API é uma maneira de um desenvolvedor obter acesso aos dados de um serviço da Web externo. Por exemplo, a API do Twitter permite que qualquer desenvolvedor crie um aplicativo que acesse tweets públicos e as informações da conta dos usuários do Twitter. Nem todas as APIs são criadas igualmente.
As melhores APIs são aquelas que são RESTful (ou seja, estão em conformidade com as melhores práticas e padrões da indústria sobre como os dados devem ser interagidos) e fornecem wrappers para várias linguagens populares (PHP, Ruby, Python, Java, etc.). Eles também devem fornecer boa documentação.
A razão pela qual você quer ser extremamente exigente com quais APIs você usa é que o desempenho do seu aplicativo da web pode ser afetado significativamente por esses serviços da web de terceiros. E mesmo que você escolha uma boa API de alto desempenho, você não escapará dos caprichos da direção da empresa do proprietário da API. Por exemplo, a API do Twitter tem sido alvo de críticas por causa das escolhas da empresa de limitar o acesso à sua API e impor novos termos de uso, prejudicando significativamente alguns aplicativos da web com essas alterações.
Esteja especialmente atento às ideias de aplicativos da Web que possuem recursos principais que dependem muito ou exclusivamente de APIs de terceiros. As APIs externas podem mudar a qualquer momento, e essas mudanças podem afetar drasticamente a direção e o sucesso do seu aplicativo da web.
Concentre-se na excelente execução da sua ideia
Não consigo pensar em um aplicativo da web que tenha sido bem-sucedido apenas por ser “o primeiro”. Em vez de gastar tempo e dinheiro com advogados redigindo seus acordos de confidencialidade (NDAs) e em vez de ter medo de alguém “roubar” sua ideia, é muito melhor pensar em como executar sua ideia de forma eficaz. Nas palavras de um empresário muito bem-sucedido e conceituado, Derek Sivers: Ideias “ não valem nada a menos que sejam executadas ”. Ideias para Sivers são apenas multiplicadores do sucesso real. Uma ideia sozinha não vai gerar nada frutífero. Em outras palavras: Ideias não fazem você rico.
A execução correta das ideias sim. O que torna um ótimo produto ótimo não é sobre sua grande ideia – são as milhares de ideias menores que são executadas muito bem. É a pequena ideia de usar uma interface “puxar para atualizar” para evitar que o usuário precise recarregar a página. Está conceituando a ideia de tornar os uploads de imagens mais simples e fáceis.
É a multiplicidade de pequenas ideias que você efetivamente executa que fazem a diferença.