Ninguém gosta de fazer tarefas chatas e repetitivas. A boa notícia é que provavelmente podemos fazer com que nosso computador faça isso por nós. Quando se trata de automação de construção de desenvolvimento web, existem dois jogadores principais que você deve observar: Grunt e Gulp.
Mas, com qual você deve ir? Quais são as diferenças entre eles? Qual é o melhor? Vamos dar uma olhada nas semelhanças e diferenças entre Grunt e Gulp para ajudá-lo a escolher o executor de tarefas JavaScript certo para você.
Semelhanças entre Grunt e Gulp
Grunt e Gulp podem automatizar processos de compilação tediosos e propensos a erros humanos, como:
- minificação de código
- análise de qualidade de código
- otimização de imagem
- prefixo de fornecedor
- teste de unidade
- … e muito mais
Basicamente, se você estiver fazendo algo repetidamente, há uma grande chance de automatizá-lo usando Grunt ou Gulp. Ao integrar um executor de tarefas em nosso fluxo de trabalho, evitamos desperdiçar tempo e energia em coisas que nosso computador pode fazer por nós.
Em última análise, isso significa que poderemos nos concentrar nas coisas que mais importam: criação e inovação.
Pense em um executor de tarefas como uma estrutura para automatizar tarefas de desenvolvimento. Estruturas de desenvolvimento web JavaScript, como Angular e jQuery, facilitam a escrita de código JavaScript.
Da mesma forma, Grunt e Gulp facilitam a escrita de código de automação de construção. Como funciona um executor de tarefas? Simples.
Você escreve instruções que dizem ao executor de tarefas:
- quais arquivos você deseja que ele processe
- o que você quer fazer com os arquivos (minimizá-los, analisá-los em busca de erros, etc.)
- onde você deseja colocar os arquivos processados
Como Grunt e Gulp são executores de tarefas JavaScript, escrevemos nossas instruções usando JavaScript. Aqui estão os tutoriais passo a passo que ajudarão você a começar a usar o Grunt e o Gulp:
- Acelere seu fluxo de trabalho de desenvolvimento web com o Grunt
- Como usar o Gulp
À primeira vista, Grunt e Gulp parecem bastante parecidos. E usar qualquer um deles leva ao mesmo resultado: Um fluxo de trabalho de desenvolvimento web mais eficiente.
Então, no sentido mais amplo, Grunt e Gulp são idênticos:
- Eles são executores de tarefas que podem automatizar partes do nosso fluxo de trabalho de desenvolvimento
- Escrevemos as tarefas que queremos que executem usando JavaScript
- Ambos precisam de Node e npm para funcionar
As semelhanças param por aí. A maneira como eles são configurados e seu método para executar nossas tarefas são diferentes.
Diferenças entre Grunt e Gulp
Existem duas diferenças principais entre Grunt e Gulp:
- A maneira como você configura suas tarefas. Grunt é baseado em configuração. Gulp é baseado em fluxo.
- A maneira como eles executam suas tarefas. O Grunt executa os processos que você deseja executar de maneira sequencial .
O Gulp tenta executá-los com simultaneidade máxima , o que significa que tentará executar processos em paralelo, se possível.