1. Segmente os leads com base em suas necessidades
Nem todos os leads são iguais. Digamos que você gerencie um complexo esportivo que oferece aulas e ligas de todos os tipos. Um adulto que se inscreveu para obter informações sobre suas ligas de basquete e apenas suas ligas de basquete provavelmente não gostaria de ser bombardeado com anúncios de aulas de hóquei.
O mesmo vale para pessoas em diferentes estágios do funil de vendas. As pessoas que entram em contato com sua empresa para uma cotação geralmente não têm a mesma mentalidade das pessoas que se inscreveram no boletim informativo do seu blog.
Crie segmentos de seu público usando suas características semelhantes, seja a ação que eles realizaram em seu site ou seus interesses. Segmentar as pessoas certas com o conteúdo certo aumenta a probabilidade de elas se tornarem leads e, mais tarde, clientes.
2. Crie conteúdo para pessoas em todas as etapas de compra
Novamente, pessoas em diferentes estágios de suas jornadas de compra desejam diferentes tipos de informações. Sua estratégia de nutrição de leads deve incluir a criação de conteúdo para cada fase do funil de vendas .
No topo do funil, quando as pessoas ainda estão descobrindo o que querem de um negócio, é seu trabalho educá-las. Responda às perguntas deles sobre seu setor, sua empresa e tudo o que eles desejam comprar.
No meio do funil, seu conteúdo deve ajudar as pessoas a descobrir a melhor empresa, produto ou serviço para suas necessidades. Na parte inferior do funil, tudo o que você criar deve guiar suavemente as pessoas para o seu negócio. Eles sabem o que querem de uma empresa e só precisam de um empurrãozinho para fazê-los comprar.
Os tópicos de conteúdo no exemplo começam de uma maneira bastante geral, respondendo a perguntas e mantendo as coisas educacionais. À medida que você se aproxima do fundo do funil , seu conteúdo se torna mais focado em impulsionar as vendas.
3. Acompanhe os leads rapidamente
Estudos sugerem que, se você entrar em contato com os leads em até cinco minutos após eles entrarem em contato com você, eles terão 90% mais chances de converter . São muitas idas e vindas e muito tempo que você ou sua equipe de vendas podem não ter disponível. Mas você não precisa entrar em contato com todos os leads manualmente.
A nutrição automatizada de leads pode mudar o jogo para você.
Uma ferramenta de automação de marketing , como o nosso próprio MarketingCloudFX , pode ajudá-lo a rastrear leads, enviar mensagens automatizadas e levar mais pessoas aos estágios finais de compra do funil de marketing.
Digamos que seja a temporada de impostos e você tenha uma calculadora em seu site para saber quanto custará a preparação de impostos de alguém se eles o contratarem. Você também usa nutrição automatizada de leads.
Para usar sua calculadora, as pessoas precisam fornecer seu e-mail. Quando eles inserem o e-mail em sua ferramenta, eles são adicionados a uma campanha de e-mail que envia mais informações sobre preparação de impostos, estudos de caso de sua empresa e depoimentos de clientes satisfeitos.
Ao configurar a automação , você tirou muito trabalho do seu prato e criou uma estratégia eficaz para conquistar mais clientes.
4. Use vários canais para alcançar seus leads
Mais de 70% dos americanos usam pelo menos um site de mídia social. Além disso, cerca de 90% dos americanos com mais de 15 anos usam e-mail. Além disso, não posso ignorar esse fato. Mais de 75% das pessoas na Internet lêem blogs.
As pessoas não existem mais em uma plataforma digital. Na verdade, é muito comum que as pessoas tenham várias contas de e-mail, várias contas de mídia social diferentes, assinem vários boletins por e-mail e leiam muitos blogs.
Como as pessoas interagem com as empresas de muitas maneiras diferentes, sua campanha de nutrição de leads deve segmentar mais de um canal.
Criar conteúdo para o seu site é muito importante. E você pode transformar muitos leads em clientes com seus e-mails . Mas não negligencie as mídias sociais para geração de leads .
Acho que a coisa mais importante a lembrar é que sua empresa precisa estar onde quer que seus leads em potencial estejam. Você não precisa se espalhar e estar em todos os lugares.
Para entender melhor quais canais funcionam melhor para você, dê uma olhada em qualquer plataforma de análise que você usa (se você usar uma) e veja de onde vêm seus leads.
Usando um software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) como nosso CRMROI , você pode até filtrar seus leads por qual canal os trouxe ao seu site.
5. Personalize seu conteúdo
Você já recebeu um e-mail de marketing que usa seu nome ou chegou a um site que parecia ter sido criado apenas para suas necessidades?
A personalização pode tornar seus esforços de marketing muito mais especiais e pode ajudar a capturar mais leads.
Sério, no entanto. 77% dos clientes estão dispostos a escolher, recomendar ou pagar mais se uma empresa criar uma experiência personalizada. A personalização também aumenta a percepção positiva que os clientes têm do seu negócio.
No entanto, você não precisa personalizar manualmente cada parte de sua estratégia de nutrição de leads. Você pode economizar tempo com, sim, automação de marketing .
Se você tem um guia sobre tricô e pede os e-mails das pessoas antes de dar acesso, não é uma má ideia enviar aos seus leitores e-mails sobre o fio que você vende ou as aulas que você oferece.
Se pessoas de diferentes setores visitarem uma determinada página de destino em seu site, você poderá ajustar dinamicamente determinados elementos dessa página de destino para cada setor.
Você tem muito espaço para ser criativo com a personalização.