1. Verifique as taxas de conversão para dispositivos móveis, navegadores e muito mais
Você pode encontrar rapidamente oportunidades de otimização de conversão no Google Analytics . Isso porque o Google Analytics fornece informações sobre como as pessoas interagem e se comportam em seu site, o que pode alertá-lo sobre problemas invisíveis para você e sua equipe.
Para os relatórios “Conteúdo do site”, adicione “Categoria do dispositivo” ou “Navegador” como “Dimensão secundária”.
Se você perceber que uma página acessada pelo Safari versus Chrome, por exemplo, publica uma taxa de conversão mais baixa, isso pode alertá-lo para um possível problema com a exibição dessa página no Safari.
Uma taxa de rejeição mais alta em páginas acessadas por meio de dispositivos móveis também pode indicar um problema de exibição. Esses relatórios fornecem acesso a ganhos rápidos para sua empresa. Você pode corrigir um problema de conversão em seu site, o que pode ter um tremendo impacto nas suas taxas de conversão.
Melhor ainda, melhorar a usabilidade do seu site também pode melhorar suas classificações nos resultados de pesquisa, o que pode ajudá-lo a capturar mais tráfego.
2. Corrija os problemas mais comuns de CRO
Se sua organização está apenas começando o CRO ou você está assumindo a liderança, é inteligente começar corrigindo os problemas existentes em seu site. Assim como a técnica anterior de otimização da taxa de conversão, essa tática pode ajudar sua empresa a melhorar as conversões em seu site. Alguns dos problemas mais comuns de CRO incluem:
- Ter seus apelos à ação (CTAs) abaixo da dobra:
Seu conteúdo acima da dobra é o que todo mundo vê ao chegar em sua página, o conteúdo abaixo da dobra não tem tanta sorte.
É por isso que é fundamental incluir um CTA acima da dobra, seja para incentivar as pessoas a continuar lendo ou entrar em contato com sua equipe porque todos verão e saberão o que fazer em seguida.
- Preenchendo suas tags de título e meta descrições com palavras-chave
Na maioria dos casos, sua empresa receberá a maior parte do tráfego da pesquisa, o que significa que você está otimizando seu site para otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) . No entanto, se você otimizar demais suas tags de título e meta descrições, corre o risco de desligar os usuários ou definir as expectativas erradas para eles.
- Iniciar seu acompanhamento de conversões com erros
Com o Google Analytics, você tem uma plataforma de análise de sites gratuita para acompanhar as conversões do seu site. Se você planeja usar uma ferramenta de CRO como o Google Optimize, ela usará até mesmo suas metas e eventos do Google Analytics como objetivos.
É por isso que é fundamental confirmar que sua configuração do Google Analytics funciona com precisão. Enfrente esses problemas primeiro e você poderá definir sua estratégia de CRO para o sucesso. Você também pode implementar ganhos rápidos em seu site, como realocar CTAs acima da dobra, o que pode aumentar suas taxas de conversão em todo o site.
3. Invista em uma velocidade de página mais rápida em seu site
Ao investigar o desempenho da página no Google Analytics, você provavelmente descobrirá que algumas páginas apresentam desempenho inferior devido à velocidade lenta da página . A velocidade da página é crítica do ponto de vista de SEO e CRO porque as pessoas não suportam sites lentos, 53% deixarão páginas que levam três segundos ou mais para carregar. Sem mencionar que um aumento de um segundo na velocidade da página pode melhorar as conversões em sete por cento.
Se você estiver procurando outra maneira de encontrar páginas lentas, confira o relatório de velocidade do site no Google Analytics. Com esse relatório, você pode visualizar o tempo médio de carregamento de cada página e comparar esse tempo com a média do seu site. Esse relatório facilita para sua empresa encontrar rapidamente páginas de baixo desempenho, além de concentrar sua pesquisa nas páginas mais valiosas, como as páginas de produtos.
Mas como você corrige problemas de velocidade de página ? Na maioria dos casos, você precisará trabalhar com um desenvolvedor. No entanto, você pode começar inserindo seu URL na ferramenta PageSpeed Insights do Google .
Essa ferramenta fornecerá recomendações sobre como sua empresa pode melhorar a velocidade da página. Em alguns casos, você pode implementar essas recomendações imediatamente, como compactar imagens de página. Outros, como condensar seu HTML, JavaScript e CSS, exigirão a ajuda de um desenvolvedor.
Se seu desenvolvedor interno não tiver tempo ou recursos para ajudá-lo, pense em investir em serviços de otimização de velocidade de página . Esses serviços ajudarão sua empresa a melhorar a velocidade da página, o que pode ajudar sua empresa a melhorar suas taxas de conversão, resultando em mais vendas, leads e receita. Novamente, essa técnica de conversão é uma que os especialistas em CRO adoram por causa de seu impacto em todo o site!